Google Web Search

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O que é Crowdsourcing?



Conceitos:

“O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias.”

“Crowdsourcing é um modelo de criação e/ou produção, que conta com a mão-de-obra e conhecimento coletivos, para desenvolver soluções e criar produtos.”
Fonte: @empreendemia
------------------------------------------------

Até meados desta década, a moda era o outsourcing. As empresas se perguntavam “para que vou ter o trabalho de fazer algo que outra empresa faz melhor e mais barato?” e então contratavam essas empresas. Inúmeras empresas de outsourcing foram surgindo com diversas soluções e preços. E agora, para quem a empresa terceiriza este serviço? Como saber qual a melhor? Quanto tempo gastar procurando?
No modelo do crowdsourcing, a empresa consulta a nuvem (crowd) de produção, anuncia seu problema e determina um preço. Este processo tem o nome “broadcasting“. As pessoas e empresas desta nuvem surgem com as propostas (ou com a solução pronta) e você escolhe a melhor. E essas soluções podem vir desde amadores até os mais experientes.
Fonte: Saia do Lugar
------------------------------------------------

Exemplos de Crowdsourcing:

→ Youtube: É um dos exemplos de crowdsourcing que passam sem ser notados por nós, internautas e seus usuários, pois, é somente uma ferramenta de armazenamento (upload), organização e compartilhamento de vídeos, broadcasting, e, o que torna o YouTube tão fascinante, é exatamente a sua vídeoteca.
Agora vocês deveriam mentalizar a seguinte pergunta: Como foi formada essa vídeoteca?
Com certeza o primeiro pensamento que veio a cabeça de vocês, foi que os internautas faziam o upload de vídeos, compartilhando – os através do broadcasting, com o mundo inteiro, fazendo do YouTube, uma das maiores plataformas criada através do crowdsourcing.

→ Wikipedia: O Wikipedia em si, não é a mais completa enciclopédia do mundo. Ele é apenas uma plataforma que possibilitou a construção e organização de seu conteúdo. Os verdadeiros produtores são internautas, espalhados pelo mundo, que alimentam massivamente o site de informação, filtram o que é certo e errado, deixando-a confiável sim, apesar das críticas de quem certamente não a conhece.
Fonte: Comunicação 2.0

Outros exemplos de plataformas criadas através do conceito de crowdsourcing, e que são muito utilizadas pelos usuários, são o Linux, Firefox, WordPress, istockphoto.com, entre vários outros exemplos.


"WeThink", por Charles LeadBeater - RECOMENDO!
------------------------------------------------

No uso do modelo crowdsourcing, existem algumas normas que devem ser conhecidas, tanto pelos anunciantes, como pelos seus contribuidores:
→ Não deverá existir exploração de mão-de-obra (contribuidores).
→ Ter uma boa proposta para ambas as partes.
→ Ser ético, em primero lugar.
Fonte: Saia do Lugar

2 comentários:

  1. Gostei! Não conhecia o CrowdSourcing, gostei porque ele dá oportunidades a todos! Nunca se sabe se sua idéia dará certo e/ou será aprovada.

    ResponderEliminar
  2. porra mlk, curti muito o post... vou entrar no seu blog com mais frequencia para compreender mais o crowdsourcing e a comunicação em geral.
    BTW, excelente vídeo!

    ResponderEliminar