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segunda-feira, 10 de maio de 2010

Naming - A arte de nomear produtos e marcas



Podemos dizer que "Naming" é uma parte de qualquer estratégia de marketing ou branding, que vise lançar um novo produto ou fortalecer uma marca já existente, escolhendo um nome para o mesmo, através de diversas pesquisas com o cliente para saber realmente do que se trata seu produto ou marca, para que serve, o público ao qual almeja atingir com o seu lançamento e um exaustivo e detalhado estudo do mercado concorrente.

No caso de um fortalecimento de marca (branding), o naming se enquadra na mudança de nome ou do slogan da marca/produto.

Pensou que fosse fácil dar nome a sua marca, heim?

Existem vários conceitos sobre naming:
-> Uma série de técnicas e estudos de redação, linguística e tendências de consumo e comportamento adotados para encontrar um nome adequado para a marca.
Fonte: Design Coletivo

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Vídeo que explica a arte do Naming - Niche Internet Marketing

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Dar nome a produtos custa até U$150 mil, diz criador da marca BlackBerry.

Folha - Como é o processo de escolher o nome de uma empresa e de um produto?

David Placek - O processo começa a partir do momento em que entendemos exatamente o que o cliente está tentando fazer, e o que os consumidores já estão fazendo e pensando sobre a categoria em que a empresa atua, ou em relação a uma marca específica.

O segundo estágio é desenvolver um esqueleto para o papel que esse nome deve exercer ao se comunicar com o consumidor, criando uma personalidade única. A idéia é transmitir uma nova idéia e uma nova personalidade ao produto.

A terceira fase é a do trabalho criativo. Trabalhamos em times pequenos, de duas pessoas. Há grupos de lingüistas que nos ajudam a entender sons, pedaços de palavras. O quarto passo é uma série de sessões com os clientes para ver o que está funcionando.

O quinto estágio é dar uma olhada apurada no... Clique aqui e leia a entrevista completa

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